A Trilha da Taquaras é pouco conhecida na nossa região, um antigo acesso para extração de pedras nos morros, com a proibição da atividade a trilha ficou abandonada durante muito tempo, desde 2007 nossa equipe percorre esse trajeto, um dos mais belos pontos de vista das praias de Laranjeiras, Taquaras e Taquarinhas no litoral norte catarinense. O que mais impreciona neste passeio é a Mata Atlântica bem preservada, podemos dizer que é um dos poucos ponto onde ainda há áreas intactas no nosso estado.

Existe um projeto de construção de um resort nesta parte da cidade o que força ainda mais a necesssidade de conhecer este pedacinho de paraiso bem perto de um grande centro como Balneário Camboriú enquanto ainda nos resta.
Geralmente usamos os bondinhos para chegar até a barra sul, onde atravessamos o rio Camboriú por balsa, que é gratuita e a travessia é bem rápida. Nesta ocosião da matéria fomos acompahados do labrador do projeto cão guia, uma diversão a mais no nosso passeio.

Vista para o mar

As partes mais complicadas são as subidas ingrimes que podem fazer com que o passeio demore mais um pouco, não existem pontos de água ao longo da trilha, como a mata é alta em alguns pontos vale apena ir de calça e camisa, manga comprida isso vai evitar muitos arranhões. O ponto forte desta trilha está nos diferentes panoramas que podemos encontrar, além de avistar as mais intocadas praias da região você pode conferir uma visão geral da baia de Camboriú, se estiver com sorte pode até se deparar com tatus, tucanos e outros animais silvestres.

Vista para o mar


Ficha Técnica da Trilha

Como chegar: Chegando pela Barra Sul, atravessar o rio pela balça e seguir em direção a rodovia Interpraias.
Distância aproximada: 4km (curto) Duração: 3 a 6 horas (curto).
Desgaste físico: Leve/Médio (muito desnível ao longo da trilha, sobe e desce).
Dificuldade técnica: Pouca (não há muitas opções para se perder, fácil orientação pois a trilha segue paralela ao mar, poucas pedras escorregadias, e pouca incidência de animais selvagens como abelhas e cobras).
Altitude mínima: nível do mar.
Altitude máxima: pode chegar 400 m (picos de morro e mirantes).
Mapa da Trilha: Google Maps
Visualizar Trilha da Taquaras via Barra de Camboriú em um mapa maior, clique aqui!

Equipamentos e dicas: Esse percurso é considerado leve, a única sugestão é que seja usda calça comprida paraa evitar o raspa língua, não há pontos de água potável. Existem alguns pontos de acampamento , é recomendado uma mochila pequena entre 15 e 25lts. Como a região é muito proxima ao mar ficamos esposotos aaos ventos do mar em alguns ponto, é recomendado se previnir com uma anoraak ou corta vento, pois tempo pode ficar instável e chuver muito principalmente no final da tarde. Não deixa a noite caair sem conhecer bem a trilha, e escuridão da noite dificulta bastante a orientação. O uso de tênis adequado com travas e solado anti-derrapante é indispensável, existem muitos pontos de relevo acidentado e com folhagens.

Venha conhecer melhor esse maravilha que é Balneário Camboriú com a gente, para maiores informações entre em contato com a nossa equipe.