Depois de uma não tão bela noite de descanso acordamos bem cedo para um dia cheio, a idéia era seguir pelas gerais do Rio Preto e alcançar o Cachoeirão por cima no mesmo dia.

O que tornou nosso sono de má qualidade foram as condições do alojamento, eu e minha parceira sentimos muita falta da nossa velha e surrada barraca, depois de tanto tempo acostumados a ela começou a fazer falta logo no primeiro dia.

A indicação do nosso guia de que valia mais pagar R$ 35,00 por uma pernoite no colchão do que levar mais 1,8kg nas mochilas começou a nos deixar preocupados. Mas enfim era tarde para lamentar, na verdade foi a primeira de muitas noites de lamentação, essa é uma dica para quem está acostumado a camping selvagem e já está habituado a dormir com isolante e saco de dormir.

Logo cedo começamos a subir novamente as gerais do Rio Preto, seguindo em direção ao Cachoeirão, conforme as horas foram passando as nuvens foram se abrindo, e por nossa sorte abriu várias vezes. O acesso ao cachoeirão por cima é um tanto problemático na orientação, exitem várias trilhas paralelas, e uma vegetação que mesmo alta é muito sensível, principalmente aquelas que estão em cima das enormes rochas. Isso acaba levando a abertura de várias trilhas, guias e turistas mal informados acabam pisoteando a vegetação em busca de um caminho mais curto.

Assim como na Cachoeira da Fumaça o clima na queda do Cachoeirão é bem instável, oferecendo perigo a quem não está bem preparado, neste mesmo dia presenciamos um guia andando descalço bem na beira dos precipícios, inclusive abusando da sorte. Felizmente contemplamos uma paisagem maravilhosa do topo da Cachoeira, acompanhamos a formação do rio que desce do Cachoeirão e vai se encontrar com o Pati já no final do canion, dois dias depois chegamos a este ponto lá em baixo. Confira um vídeo desse ponto de visão do canion:

Na volta fomos direto para casa da Dona Léa, estávamos famintos e bem molhados devido a chuva, era hora da nossa sopinha milagrosa com direito a mingau de baunilha na sobremesa. A nossa noite estava apenas começando a esquentar, mas isso é papo para a próxima matéria, a Prefeitura.

Para visualizar a galeria de fotos completa, clique aqui!