Mochilão no Rio de Janeiro, conhecendo Santa Teresa - Nosso passeio pela cidade maravilhosa foi planejado no final de maio, iniciamos procurando uma boa opção de hospedagem, comparando com outras cidades turísticas o preço das diárias estava alto, até compreensível pela alta demanda, já que o Rio de Janeiro é o maior destino turístico brasileiro. Depois de pesquisar muito optamos pelo Cama & Café (bed & breackfest), não só porque o preço é convidativo, mas por nos proporcionar uma integração maior com a comunidade, nos remete muito a situações de acampamentos, onde se compartilha muitas coisas com novas pessoas, formando uma nova família.

Nesses longos anos de mochilão e aventuras aprendemos que quanto menos você gasta em uma viagem mais e melhor você conhece a realidade local, essa sensação de não estar em casa e se sentir em casa é que move um mochileiro a buscar novos desafios.

Decidimos ficar no bairro de Santa Teresa, um bairro de muita tradição na boemia carioca, que vem desde do tempo do Brasil Império, onde as famílias da alta sociedade carioca se reuniam com frequência nos casarões espalhados pelos morros da região. Hoje esse bairro se mantém na contramão da grande metrópole do Rio, um clima bucólico de cidade pequena, moldada por ruas estreitas com construções antigas, vida cultural ativa e a gastronomia excelente.

Mochilão Santa Teresa - RJ

Sua localização privilegiada facilita o acesso rápido a linha de metrô e ônibus, facilitando o deslocamento para quem pretende explorar o Rio mais a fundo, para quem tem pouco tempo o bairro oferece ótimas opções de passeio, principalmente por fugir do circuito de turismo comercial, assim você não precisa ficar enfrentando filas, aglomerações e ter mais paz e sossego.

Logo na primeira noite fomos à feira de São Cristóvão, onde há uma grande diversidade cultural, shows e apresentações que remetem ao nordeste, nos sentimos em casa, comendo tapioca e bebendo cachaça da boa, o cansaço do primeiro dia nos fez voltar cedo, mas a animação continuava grande mesmo durante madrugada. Gostamos muito da feira, não vamos mais conseguir vir ao Rio sem passar por lá.

No dia seguinte fomos ver a final da Copa em Copacabana no Fifafanfeste, não demorou em sentir saudade da calma e cordialidade de Santa Teresa, aquele trânsito pesado, buzinas e pessoas apressadas, não era isso que nós procurávamos, voltamos correndo para Santa Teresa. Já no bairro ficamos impressionados com o convívio amistoso da comunidade, parece que voltamos ao passado onde todo mundo se conhece, clima de cidade pequena mesmo estando no centro da cidade.

Mochilão Santa Teresa - RJ

Foi nossa primeira experiência no Cama & Café e por nossa sorte ficamos em uma casa muito acolhedora, com pessoas especiais cercado de muita natureza, nosso despertador era o canto dos pássaros, havia também uma família de sagüis que visitam as residências e restaurantes do bairro, havia tanta opção dentro do próprio bairro que não tivemos coragem para sair de lá até o dia da nossa volta.

A vida cultural do lugar é muito ativa, você pode ver apresentações de samba de raiz, chorinho e corais de MPB, além de conviver com artistas que adotaram este clima que aflora criatividade para morar e montar suas obras, são vários ateliês e lojas de artesanato regional espalhados pelo local.

O Bondinho símbolo e maior atração do bairro vive cheio, moradores e turistas (principalmente gringos) percorrem as ladeiras do bairro, se preferir subir e descer as ladeiras a pé com mais calma para conhecer as construções e pontos turísticos, esteja preparado. Depois terá prazer e motivos de sobra para repor as energias nos mais variados restaurantes que se espalham por Santa Teresa.

Essa tradição de receber e festejar manteve-se na cultura local, hoje Santa Teresa é um famoso reduto cultural e gastronômico da cidade, existem opções para todos os gostos e bolsos. Em uma questão de poucos metros você experimenta a mais alta gastronomia com um preço realmente condizente, como também ter a satisfação de conhecer um dos melhores PF da sua vida, como foi o meu caso.

Mochilão Santa Teresa - RJ

A diversidade de contrastes do rico com o pobre, do chique com o brega, a mistura de etnias fez de Santa Teresa um lugar único, uma ilha de cultura cercada pela frieza metropolitana por todos os lados, que faz turistas de todo mundo se apaixonarem a tal ponto de optarem viver aqui. Foram apenas cinco dias de passeio, o suficiente para fazer novas amizades e até mesmo ganhar uma nova família no Cama & Café, e sem dúvida marcar como ponto obrigatório nas próximas visitas a cidade maravilhosa.