O município de Iraquara concecido como a cidade das grutas, são inúmeras formações rochosas, cavernas e grutas, segundo as informações do guia as galerias que interligam os salões estão sendo mensuradas em cerca de 20km de galerias, e somente uma mínima parte tem acesso ao público.

Na nossa passagem pela cidade tivemos a oportunidade de visitar a Gruta da Lapa Doce uma das mais visitadas da região, o interessante neste local é que existe uma maior concientização dos exploradores, neste caso os donos da fazenda, além disso é visível sua preocupação com a natureza, bem diferente de outros lugares que foram visitados anteriormente, em que apenas a expeculação financeira é o foco.

Uma atividade imperdível é a travessia da gruta, são aproximadamente 900mts por dentro da gruta, onde observar uma grande quantidade de formações como estalactites, estalagmites, cortinas, umas inclusive em formação. Além do mais só o carinho e atenção dos guias locais vale o passeio.

Na gruta é possível conhecer várias formações que são exclusivas do local, é realmente imprecionante, são um dos poucos locais onde as estalactites e estalagmites se juntam em formações impressionantes.
A Lapa Doce faz parte de um complexo de cavernas calcáreas que foram esculpidas pelas águas ao longo dos séculos e está no município de Iraquara. A entrada é feita através de uma dolina (depressão externa formada por erosão de material calcáreo).

A visitação é permitida com grupos de no máximo 12 pessoas, acompanhadas sempre por guias.
Na gruta da Lapa Doce são encontradas formações de rara beleza, inclusive o efeito sobre um espeleotema (formação de caverna) provocado pelo desmatamento na superfície, que permite a entrada de água com argila.O resultado são tons avermelhados em contraste com o branco da calcita.
O que mais chamou a atenção neste passeio foi quando o guia apagou seu lampião por um minuto, as escuridão e o silêncio são absolutos, uma sensação de medo misturada com liberdade, somando-se a adrenalina, calor e umidade, simplesmente único, recomendo a todos que forem a Chapada Diamantina.

Para visualizar a galeria de fotos completa, clique aqui!