Partindo de Itacaré pela manhã, nossa equipe chegou em Lençóis no final do dia, essa seria nossa primeira parada na Chapada Diamantina, assim como a maioria dos turistas partem de lá para seus passeios pela Chapada.
Lençóis é uma cidade com várias construções históricas, seu crescimento se deu principalmente durante operíodo da exploração de diamantes na região, nessa época ainda um pequeno vilarejo que abrigava os garimpeiros. Aos poucos tornou-se ponto de comércio e troca de mercadorias por diamantes.

Nossas conversas com os nativos nos deram a dimenção do que foi Lençóis naquela época, um lugar onde muitos buscavam por riquesa e poucos a conquistaram, imaginar que nestes vales não houve um lugar se quer que o homem não tenha revirado a procura do diamante, como diriam os nativos “sobre este solo não há pedra que não tenha sido revirada”.

O povo de Lençóis é muito simpático e hospitaleiro, até porque não poderia ser diferente se tratando da Bahia. A exploração do turismo em escala trouxe o bom e o mal do crescimento, é necesário ficar atento com quem se está negociando, existe uma infinidade de guias, porém poucos hápitos e muitas agências de turismo e até mesmo turistas correm riscos confiando sua segurança para quem não está preparado.

Nos dias em que passamos ouvimos várias de acidentes, em diversos roteiros. Não tem como evitar o assédio desses “guias”, basta descer o vale que dá acesso a cidade que sertamente será abordado por um deles.

Outro fato que nos chamou atenção foi o grande número de estrangueiros, deu tranquilamente para gastar nosso Inglês, pessoas de todos os campos, principalmente da Europa.A estrutura de hotéis é bem diversificada, existe todo tipo de hospedagem, do mochileiro ao executivo. Na parte da gastronomia a cidade ainda tem muito a melhorar, são poucos os locais que oferecem um serviço de boa qualidade, fomos orientados sobre os estabelecimentos que não poderiamos ir, no mais foi bem proveitoso nossa passagem por lá, encontramos várias pessoas que haviam passado por Bal. Camboriú, foi um boa surpresa para nós, com certeza deu tempo para fazermos vários amigos por lá.

Saiba mais sobre Lençóis, clique aqui: