Dica de como fazer um conserto em uma vara de pesca, trocando o suporte original grande e pesado por um suporte simples conhecido como Jacaré, que mais leve, prático e diminui a trepidação entre o molinete e a vara.

Primeiro passo – Para dar inicio ao conserto é importante fazer a remoção do suporte original do blank da vara, para isso utilizaremos uma serra convencional para cortar os componentes plásticos e acabamentos em alumínio. Para evitar acidentes, utilize uma chave de fenda e alicates para a remoção dos acabamentos, após serem cortados são criadas pontas finas e afiadas que podem acabar cortando as mão durante o manuseio da vara.. 

Segundo passo – Após retirar os acabamentos e efetuar os cortes é hora de retirar a capa plástica, para isso utilizaremos um estilete bem afiado . Atenção, tome cuidado para não danificar o blank da vara, um pequeno corte já é o suficiente para ocasionar rachaduras. Já livre do antigo reel seat, devemos limpar a vara para receber o novo suporte, basta aquecer a resina que está impregnada ao equipamento (utilize uma vela, não coloque a vara direto na chama pois a fibra pode derreter, o ideal é sempre manter acima da chama para receber apenas o calor suficiente para derreter os resíduos).

Terceiro passo – Antes da instalação do reel seat Jacaré é necessário fazer uma base para dar sustentação ao mesmo, basta enrolar o fio em toda a superfície e passe a resina com um pincel segundo o mesmo sentido dos fios, para ajudar na fixação.

Quarto passo – Posicione o Jacaré em cima da base e com uma fita e faça o alinhamento deixando na posição correta. Como saber a posição correta?! Basta olhar os passadores, tanto o suporte quanto os passadores devem ficar no mesmo lado já que este acessório é utilizado para acoplar molinetes.

Quinto passo – O acabamento final é simples, passe nas extremidades do reel seat Jacaré e após isso insira uma camada de resina  e espere algumas horas até secar. 

Assista o vídeo pois ele contém detalhes essenciais para fazer este conserto.